Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
19 de Setembro de 2018, 07:41
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Cientec e Anvisa firmam protoc
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Reunião para a assinatura de protocolo de cooperação técnica e operacional entre a Cientec e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Reunião para a assinatura de protocolo de cooperação técnica e operacional entre a Cientec e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). - Foto: Alina Souza/Especial

Cientec e Anvisa firmam protocolo de cooperação técnica e operacional


A Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) desenvolverá trabalhos no âmbito científico, acadêmico e técnico, aprimorando processos e práticas na área de vigilância sanitária. Além disso, fará ações voltadas às políticas de saúde, de ciência e tecnologia e de desenvolvimento industrial para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Protocolo neste sentido foi assinado nesta terça-feira (7) por executivos das duas instituições na sede da Cientec, em Porto Alegre.

A Anvisa disponibilizará seu corpo técnico-profissional, de acordo com as necessidades das atividades que serão desenvolvidas no âmbito do acordo, compartilhará informações sobre o setor, naquilo que for pertinente e conveniente, e promoverá apoio operacional e técnico à realização de fóruns de discussões, como comitês, câmaras, comissões ou grupos de trabalho.

Parceria antiga
Já a Cientec disponibilizará sua estrutura de laboratórios e técnicos para a realização dos trabalhos solicitados. "Este convênio é fruto de uma longa parceria que a Cientec tem com a Anvisa. Temos participado de projetos conjuntos para oferecer à sociedade produtos para a saúde de melhor qualidade", enfatizou o presidente da Cientec, Luiz Antonio Antoniazzi.

Ele explicou que inicialmente o convênio foca na avaliação da qualidade dos equipamentos eletromédicos utilizados em hospitais, clínicas, enfermarias e no atendimento da população e deverá se desdobrar no segmento de próteses e medicamentos. 

Laboratórios
A princípio, observou Antoniazzi, a estrutura existente na Cientec, seja na sede em Porto Alegre ou no Campus de Cachoeirinha, é suficiente para atender à demanda. "Mas os laboratórios deverão ser aprimorados tecnologicamente se for necessário, com recursos que deverão vir desse acordo", disse.

O gerente de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde da Anvisa, Walfredo da Silva Camon, explicou que trata-se de um acordo "guarda-chuva", permitindo trabalhar com projetos na área laboratorial e, em um segundo momento, com linhas de pesquisa para a produção de conhecimento na questão regulatória.

"O protocolo assinado hoje é coroamento de uma parceria que já vem ao longo de alguns anos no campo de produtos para a saúde, alimentos e outros sob regulação sanitária. A partir de hoje faremos formalmente o que já era realizado informalmente", destacou o assessor da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde da Anvisa, José Carlos da Silva Moutinho.

Texto: Paulo Fontoura
Fonte: Site do Governo RS

Publicação 07.08.2012 às 13:23
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS