Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
16 de Junho de 2019, 18:30
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Capital e Guaíba entram na mir
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias

Capital e Guaíba entram na mira da construção naval

Depois de Rio Grande, São José do Norte e Charqueadas, chegou a vez de Porto Alegre e Guaíba despertarem a atenção da indústria naval. Na Capital, a Ecovix, em conjunto com o Grupo Irigaray, e a Koch Metalúrgica haviam manifestado interesse em instalar empreendimentos na cidade. Já Guaíba, revela o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Cleber Quadros, é alvo das empresas TMSA e Petrosul.

Esta última companhia, de acordo com o dirigente, adquiriu um terreno de 63 hectares para construir seu empreendimento. A empresa planeja, inicialmente, proceder reparos em embarcações. A TMSA, por sua vez, tem experiência na área de carregadores e descarregadores de navios. Quadros adianta que a meta é atrair vários investidores do segmento e implementar um cluster na região. “Entramos no eixo da indústria naval”, comemora o secretário. O dirigente prevê que, em três ou quatro anos, os projetos poderão ser concretizados. As companhias ainda não detalharam o montante que será investido em seus planos.

Uma medida que auxiliará o desenvolvimento de iniciativas como essas foi implementada na semana passada: o Decreto 51.103/14, publicado no Diário Oficial do Estado, que estabeleceu o Polo Naval do Guaíba. O marco legal envolve a capital gaúcha e a cidade vizinha de Guaíba. “O decreto é uma declaração de apoio irrestrito do governo do Estado aos empreendedores que desejarem se instalar na linha d’água dos dois municípios”, ressalta o vice-presidente e presidente em exercício da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega. O dirigente afirma que a medida descomplicará as liberações dos projetos, dando “um respaldo para que os analistas tenham as condições de emitir as licenças necessárias”. Também facilitará o repasse de incentivos estaduais, como o Fundopem.

Nóbrega enfatiza que o porto da Capital é subutilizado e possui áreas disponíveis para receber complexos voltados à construção naval. O fato de haver um cais construído beneficia a materialização dessas estruturas. Do lado de Guaíba, o destaque fica por conta da área que seria destinada à montadora Ford. Com acesso ao lago, Nóbrega calcula que seja possível colocar três empreendimentos nesse espaço.

O presidente em exercício da AGDI salienta ainda que os investimentos navais não irão atrapalhar os projetos de lazer previstos para o porto da Capital. O dirigente lembra que a revitalização do Cais Mauá ficará concentrada na região da Usina do Gasômetro, e a construção naval ficará sediada a partir das imediações da rodoviária, seguindo no sentido da ponte do Guaíba.

FONTE: Jefferson Klein - http://jcrs.uol.com.br/

Publicação 07.01.2014 às 09:22
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS