A Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, centro de Porto Alegre, sedia, entre terça e sexta-feira (26 a 29 de agosto), a oitava edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal (Fecitep), promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e parceiros. A cerimônia de abertura será realizada na terça-feira (26), a partir das 18h, com a presença do secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, gestores da secretaria e representantes das entidades parceiras, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e de escolas.
O encontro traz a Porto Alegre estudantes, professores e professoras de escolas de todo o Rio Grande do Sul, que expõem, em 101 trabalhos, o resultado de pesquisa científica e tecnológica desenvolvida em salas de aula por alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio, nos diversos Eixos Tecnológicos, em instituições públicas e privadas que oferecem Educação Profissional ao longo do ano. Dos 101 trabalhos de pesquisa, 77 são da rede estadual, 10 do Senac e 14 do Senai. Estarão na Capital 206 alunos de escolas estaduais, 33 do Senai e 25 do Senac. São 73 professores orientadores da rede pública do Estado, 14 do Senai e 10 do Senac. A maior parte dos trabalhos está concentrada nos eixos tecnológicos meio ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação e recursos naturais. Do Politécnico, são 14 trabalhos.
Os eixos tecnológicos são: Ambiente e Saúde; Segurança; Desenvolvimento Educacional e Social; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial, Recursos Naturais, Pesquisa no Ensino Médio Politécnico e Curso Normal.
Quem visitar a feira, poderá acompanhar o trabalho desenvolvido nas escolas estaduais e de redes parcerias, num total de 101 estandes. Haverá praça de alimentação, palestras e eventos de bate-papo. Circularão pelo espaço cerca de 300 estudantes-pesquisadores e 100 professores-orientadores, além dos gestores das escolas participantes. A programação paralela prevê atividades artísticas, culturais, esportivas e recreativas durante a realização do evento pedagógico.
Os trabalhos expostos foram classificados nas Mostras de Educação Profissional (MEPs) regionais, realizadas no primeiro semestre. Os dez projetos com maior pontuação, conforme a classificação geral (um de cada eixo), serão indicados para participar da Mostratec 2014, prevista para o mês de outubro, em Novo Hamburgo. A Mostratec é promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, instituição vinculada à Seduc.
A programação prevê visitação nos dias 26, das 14h às 18h; 27, das 8h30 às 19h; 28, das 8h30 às 19h. A cerimônia de premiação dos trabalhos acontecerá no dia 29, a partir das 15h.
A Fecitep é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal Rio Grande do Sul, Instituto Federal Farroupilha e Instituto Federal Sul-Rio-grandense.
Texto: Patricia Coelho
Edição: Redação Secom