A Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), realizou o 4° Salão de Iniciação Científica e Tecnológica – IV SICT-CIENTEC, no Campus da Fundação localizado no município de Cachoeirinha no dia 07 de junho de 2017.
O evento buscou criar um espaço para a apresentação e a discussão de trabalhos de iniciação científica ou tecnológica desenvolvidos por estudantes de graduação com o tema: “Ciência e Tecnologia: o combustível para o progresso”.
Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PROBITI), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), estudantes de graduação são selecionados para desenvolverem projetos individualizados na CIENTEC. Além disso, participam de eventos, visitas técnicas e colaboram com pesquisas e outros serviços tecnológicos que a Fundação oferece à sociedade, encontrando um ambiente estimulante para que enriqueçam a sua formação acadêmica e profissional.
A abertura do IV SICT-CIENTEC contou com a participação do presidente da CIENTEC, Marc François Richter, que falou sobre o evento ser um momento de aprendizagem, de formação de parcerias e de colaborações. Segundo o presidente, “A troca entre os alunos oportuniza outro olhar além da pesquisa e daí surgem novas ideias. A CIENTEC faz pesquisa há 75 anos sempre fazendo colaborações e interações científicas com universidades e outros institutos de pesquisa”. Também prestigiaram e destacaram a importância do evento representantes de co-vinculadas à SDECT, ou seja, a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Arisa Araujo da Luz e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPERGS), Odir Antônio Dellagostin, que reforçaram o papel da CIENTEC. Nos trabalhos apresentados nas modalidades oral e pôster, foi possível identificar o compromisso dos jovens pesquisadores em achar soluções tecnológicas inovadoras olhando para a cadeia produtiva como um todo, considerando a necessidade de minimizar perdas de processos e os impactos ambientais. Os trabalhos melhor avaliados foram premiados ao final do evento.
No dia seguinte, 08 de junho, a CIENTEC também promoveu o I Salão de Pós-Graduação, ou seja, evento na mesma área temática porém mais voltado às pesquisas em nível de mestrado e doutorado. A CIENTEC possui fortes parcerias no desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas com as universidades, as quais busca fortalecer por meio deste e de outros eventos que organiza e dos quais os seus pesquisadores participam.
A programação dos eventos também contou com visitas aos laboratórios, palestra técnica, mesa redonda com especialistas na área de energia e confraternizações. Para a sua realização, além da FAPERGS, houve o apoio da Rede Metrológica do Estado, de sindicatos que representam trabalhadores da Fundação (SEMAPI e Senge-RS) e da Associação dos Funcionários (ASSOCIENTEC).