A Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), uma entidade civil sem fins lucrativos, voltada para o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos Engenheiros Civis, estando permanentemente focada ao desenvolvimento nacional, e com ênfase para o bem estar da população, realizou a 23º edição do Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis – CBEN, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nos dias 19 a 21 de julho de 2017.
Trata-se do maior congresso de engenheiros civis do país e a programação abordou questões como infraestrutura rodoviária, saneamento básico, construção civil e ensino de engenharia, com a presença de grandes profissionais e estudiosos da área tecnológica brasileira.
Conforme explica o presidente da Abenc, engenheiro civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, “este é um evento técnico já tradicional da área e a expectativa é que cresça a cada ano a participação de engenheiros civis de todo o país”. O principal objetivo é colocar em evidência “o trabalho da engenharia civil e a área técnica e, além disso, a participação de profissionais de diferentes regiões mostra cada vez mais a harmonia dessa modalidade a nível nacional”, diz o presidente.
Essa ano o tema principal foi: “Engenharia Civil - Técnica e Desenvolvimento”.
A CIENTEC participou no segundo dia do evento, através da Apresentação da Palestra proferida pelo Eng. Civil Fernando Antonio Piazza Recena, Gerente do Departamento de Materiais de Construção Civil, que versou sobre a participação da CIENTEC em trabalhos de restauração de prédios de interesse histórico e cultural. Após, foi aplaudido em pé!
Na oportunidade foram apresentados os principais trabalhos realizados, a forma de atuação da CIENTEC através dos ensaios de laboratório fundamentais para o levantamento de dados para a execução dos serviços de restauração, bem como as principais técnicas desenvolvidas para diferentes situações.
Esse histórico de trabalhos nessa área permitiu à CIENTEC a publicar o Livro de autoria do Prof. Fernando Antônio P. Recena: “TÉCNICAS APLICADAS À RESTAURAÇÃO D E PRÉDIOS DE INTERESSE HISTÓRICO E CULTURAL”, que também é professor da PUCRS, com o viés didático, apresentando as principais técnicas desenvolvidas e empregadas em edificações como:
Palácio Piratini;
Solar dos Câmara;
Teatro de Triunfo;
Igreja do Bom Fim, em Porto Alegre;
Casa Lutzemberg;
Prédio do antigo cinema Imperial;
Casa de Cultura Mário Quintana;
Instituto de Educação General Flôres da Cunha;
Margs, entre outros.