Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
27 de Setembro de 2020, 05:09
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  CIENTEC faz a coordenação técn
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Uma das propostas de logotipo para a Rede
Uma das propostas de logotipo para a Rede

CIENTEC faz a coordenação técnica da Rede RENALI-SIBRATEC


A  Rede Nacional de Análises de Alimentos RENALI-SIBRATEC, integrante da Rede de Serviços Tecnológicos do Sistema Brasileito de Tecnologia - SIBRATEC, tem como secretaria  executiva a SETEC (Secretaria de Desenvolvimento e Inovação), do  Ministério da Ciência e Tecnologia e conta, para sua estruturação, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A RENALI visa, além do apoio às empresas (micro, pequenas e médias empresas, principalmente), através do atendimento às demandas de prestação de serviços de metrologia, normalização e avaliação de conformidade, contribuir para o fortalecimento da rede de laboratórios nacional, incentivando a melhoria de suas estruturas e serviços. A RENALI conta com 71 laboratórios de 30 instituições ao longo do país.

O projeto de estruturação, aprovado em dezembro de 2010, teve iníco em  março de 2011 com a participação direta de 15 instituições. A coordenação técnica está a cargo da CIENTEC, através da Pesquisadora do DEPALI Eliane Rossoni. A rede proporcionará aos participantes o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de dificuldades, otimizando o tempo e os recursos disponíveis. A cooperação técnica entre os laboratórios e o incentivo à melhoria contínua também são objetivos da rede, através de ações que estimulem a implantação ou implementação de sistemas de gestão da qualidade, treinamentos, utilização de materiais de referência e participação em programas de ensaios de proficiência.  As demandas já definidas, que serão primeiramente trabalhadas pelos laboratórios participantes da rede, são o controle de qualidade e a detecção de fraudes em produtos de origem animal e vegetal, como leite, carnes, bebidas, mel, cereais e amidos. A cooperação técnica mútua permitirá a consolidação de uma estrutura capaz de atender a uma das necessidades mais importante do sistema empresarial que é a obtenção de resultados analíticos metrologicamente confiáveis.

Dentre as atividades já em fase de elaboração estão a construção do site, que funcionará como um canal direto de comunicação da rede com as empresas, um plano de comunicação integrada de marketing, que visará principalmente o desenvolvimento de um padrão de identidade institucional para a rede e a introdução da marca RENALI no mercado, aliando a comunicação ao foco estratégico da rede, fortalecendo assim a sua imagem. Desenvolver ferramentas de comunicação para apresentação da rede e seus serviços além da integração entre os laboratórios participantes também está no foco das atividades em desenvolvimento.

Não menos importante é a definição do logotipo, indispensável para o estabelecimento da  identidade visual da rede. Contamos com seis propostas em avaliação pelo núcleo de coordenação.

Paralelamente a estas ações, estamos na fase final da elaboração do regimento interno da rede, documento que norteará as ações da rede quanto a gestão, objetivos, duração e atribuições de seus integrantes. Um programa de treinamento direcionado à qualidade está sendo elaborado, com previsão de cursos para este semestre ainda, bem como o software de gerenciamento do projeto, do servidor e de notebooks dotados de microfone e câmera para realização de vídeo conferências já foram adquiridos.

Para finalizar os laboratórios da CIENTEC participantes já estão sendo contemplados com as reformas previstas no projeto e a aquisição de equipamentos e materiais de consumo.    

Publicação 18.08.2011 às 17:59
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS