Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
24 de Março de 2019, 22:50
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Feira de Descarte de Equipamen
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Evento será realizado no estacionamento do Gasômetro
Evento será realizado no estacionamento do Gasômetro - Foto: Ricardo Stricher/PMPA

Feira de Descarte de Equipamentos Eletrônicos acontece sábado


É grande a expectativa da prefeitura para a realização da 2ª Feira de Descarte de Equipamentos Eletrônicos. O evento acontece no próximo sábado, 10, das 9h às 18h, no estacionamento da Usina do Gasômetro. A feira é promovida pela administração municipal, por intermédio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e o Sistema Fecomércio - RS.

Depois do grande sucesso da primeira edição, realizada em dezembro do ano passado, quando foram arrecadadas mais de 14 toneladas de equipamentos de informática, a campanha pretende bater recorde de público e doações. De acordo com o coordenador-geral do Inovapoa, Newton Braga Rosa, neste ano a ação conjunta com o Sistema Fecomércio surgiu da iniciativa do governo municipal em agregar valores de conscientização e responsabilidade socioambiental na Capital dos gaúchos. “É preciso conscientizar a sociedade sobre a importância da gestão do descarte correto do lixo eletrônico”, afirmou, ressaltando que é de vital importância o apoio à consolidação de empresas fortes no município, que gerem renda e emprego a partir do resíduo eletrônico.

Neste ano a Feira está mais abrangente e tem um grande diferencial para incentivar a preservação do meio ambiente. Os porto-alegrenses poderão descartar, além dos equipamentos convencionais de informática, também câmaras digitais, celulares e baterias. Os equipamentos arrecadados serão recolhidos e encaminhados às empresas de reciclagem (IZN Recicle Brazil e Trade Recycle), responsáveis pelo transporte, desmonte, triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes.

Esse projeto está inserido no Programa Municipal de Gestão de Resíduos Tecnológicos. Trata-se da primeira iniciativa realizada em conjunto com uma instituição representativa do varejo. O programa pretende ser cíclico e contínuo, visando conscientizar a população através da educação ambiental de responsabilidade social. O objetivo é tornar Porto Alegre referência e pólo regional de gestão de resíduos sólidos, bem como atrair investimentos e a instalação de empresas e usinas pioneiras de reciclagem.

Uma das novidades da 2ª Feira de Descarte é a viabilidade de implementação de novos pontos estratégicos fixos de coleta de lixo eletrônico, com a possibilidade de serem homologados pelo varejo regional. A exposição Itinerante do Ciclo da Reciclagem Tecnológica também estará presente na Feira. A iniciativa divulga o processo do fluxo econômico da reciclagem, ilustrado através de um painel com plotagens e fotos reais que ressaltam as perspectivas na gestão do Ciclo Sustentável do Resíduo Tecnológico.

Além da Capital Gaúcha, a Fecomércio-RS vai ampliar a Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e Telefonia Pós-Consumo também para todo estado. A atividade segue até o dia 30, com meta de arrecadação de 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias.

 

FONTE: Prefeitura de Porto Alegre

Publicação 09.09.2011 às 07:03
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS